Há muito, muito tempo não me encontro com a Vânia. Mesmo de antes do corona vírus.
Sabe aquela amiga porreta, que você gosta e admira? Ela é uma delas.
Já tive oportunidade de conversar com ela sobre o trabalho que ela fazia, antes de se aposentar, mas faz tantos anos, que confesso que não me lembro dos detalhes.
Ela é assistente social.
Tenho a tendência a achar que todo assistente social é gente boa. Só pela escolha da profissão, já dá pra pensar assim. Um ofício não tão reconhecido pela sociedade, e que ajuda milhares de pessoas e famílias; cujos proventos também chegam exatamente a incentivar. Que tipo de gente escolheria uma atividade dessas?
Quando fiz residência em psiquiatria no Instituto Raul Soares, conheci e convivi com uma assistente social que se chamava Rosana, que era também advogada. Pensa em outra pessoa porreta!! Dedicada a conciliar pacientes com suas respectivas famílias, próteses a doentes necessitados, rendimentos a quem tinha direitos. Recebeu, depois de anos trabalhando ali, uma proposta em novo local de trabalho. Fez muita falta, e deixou sua marca.
Um VIVA a esta profissão que está em alta, especialmente em épocas de COVID 19!!
Se você quer saber mais, vale ler este resumo sobre o trabalho:
"O que faz um Assistente Social?
Você conhece a carreira de um assistente social? Então confira, agora mesmo, o que faz um assistente social.
O curso de Serviço Social
O curso de Serviço Social tem duração média de quatro anos e se desenvolve em meio período. Desse modo, torna-se mais fácil o graduando conseguir conciliar os estudos com um estágio remunerado. Esse curso está inserido na área das ciências humanas e, por isso, durante a graduação o aluno receberá aulas de sociologia, teoria política e filosofia entre outras disciplinas como economia. A partir do terceiro ano da formação acadêmica, o estudante precisa fazer o estágio obrigatório e, no último ano, lhe é exigida uma monografia de conclusão de curso.
As instituições oferecem o curso de Serviço Social com o objetivo de formar profissionais aptos e interessados no planejamento, implementação, coordenação e avaliação de políticas e projetos sociais que ajudem a sociedade. Além disso, o projeto político pedagógico da graduação de Serviço Social é montado com a finalidade de desenvolver em seus alunos a compreensão crítica dos problemas sociais que se relacionam com os movimentos e demandas populares.
Atribuições de um Assistente Social
O serviço social é um direito do cidadão, assim como a educação e a saúde. Por isso, conheça agora o que faz um assistente social.
O assistente social é o profissional responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social. Esse indivíduo pode exercer suas funções em empresas privadas, órgãos públicos e em Organizações Não Governamentais (ONGs) acompanhando as pessoas da comunidade e desenvolvendo projetos de assistência voltados para crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos que se encontram em alguma situação de risco como o abandono, por exemplo.
As principais áreas que o profissional formado em Serviço Social pode escolher é o da educação, empresarial, saúde e proteção à criança e ao adolescente.
Mercado de trabalho para o curso Serviço Social
Por ser direito do cidadão ter acesso ao serviço social, essa carreira está em alta no mercado de trabalho principalmente no setor público. O assistente social recebe propostas para trabalhar em equipes multiprofissionais para que seu olhar se aprofunde em outros contextos do conhecimento social e, assim possa atingir a toda comunidade com o seu serviço. Esse profissional precisa se manter atualizado e ter proficiência em uma língua estrangeira, pois o Brasil tem sido um país de refúgio para muitos estrangeiros e nesse caso é essencial fornecer uma assistência a esses indivíduos.
Setor público
As oportunidades de emprego no setor público são bem diversificadas para o assistente social, mas, para aproveitá-las é necessário fazer a prova do concurso público. Confira as principais áreas de atuação.
- Escolas;
- Conselhos de direitos e de gestão;
- Administrações municipais, estaduais e federais;
- Serviços de proteção judiciária;
- Redes de serviços sociais do governo;
- Hospitais.
Setor privado
Existem muitas possibilidades no setor privado, contudo há uma menor quantidade de vagas disponíveis. Veja, abaixo, alguns campos que oferecem emprego para esse profissional.
- Escolas;
- Faculdades;
- Centros de saúde;
- Sindicatos;
- Entidades filantrópicas;
- Creches;
- Consultorias.
Exterior
O assistente social pode ter várias oportunidades de seguir carreira em um país estrangeiro ou ter a possibilidade de trabalhar com pessoas refugiadas no Brasil. Desse modo, é necessário que esse profissional esteja qualificado para lidar com problemas sociais de outros países.
- Redes de serviços sociais do governo;
- Centros de saúde;
- Sindicatos;
- Entidades filantrópicas;
- Serviços de proteção judiciária;
- Centros de educação."
Querida amiga!Também admiro demaissssss essa profissão!Obrigada por colocar isso pra nós!bjsss
ResponderExcluirNão sei o que seria dos mais necessitados sem os assistentes sociais. Meu foco é muito voltado para a saúde, mas são muitas as outras áreas em que eles atuam!!
ResponderExcluirMuito obrigada por esclarecer o vasto leque de funções dos assistentes sociais. 😘
ResponderExcluirProfissão admirável!!
Excluir