domingo, 30 de junho de 2019



"Em nossa jornada, passamos por diversas mudanças que nos levam a grandes saltos evolutivos. Ao nosso redor, muitos nos acompanham até determinado ponto, até não poderem prosseguir conosco. Um dos maiores erros que cometemos é o de tentar promover a mudança nos outros e, principalmente, naqueles que não querem mudar. Focamos tanta atenção e energia para que o outro desperte, que acabamos deixando nosso próprio despertar em segundo plano. Não se pode fazer com que uma semente brote de um dia para o outro. Somos responsáveis pela nossa própria evolução e não pela evolução daqueles que estão ao nosso redor. Não se pode fazer com que o outro mude, desperte ou acorde para as verdades universais. Esta é uma responsabilidade de cada um. O único meio de ajudar a impulsionar o desenvolvimento do outro, é se tornando um exemplo. Inspirar através do crescimento é a única e viável opção para que não deixemos de lado nosso próprio bem estar, despertar e aprendizado. Seja responsável pela sua própria alma, cada uma no seu tempo obterá sua própria consciência. E quanto a aqueles que não querem mudar, deixe-os dormir".

Rainer Caldas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Monstros



Monstros
Fantasmas
Na vida
Pedras
Obstáculos
Transponíveis
Trabalho
Fantasias
Caminhada.

Gavetas II



O tempo não passa
O tempo não para
O tempo não passa
O tempo não para
Não passa,
Não para.
Para, tempo!
Passatempo
Gavetas secretas semiabertas
Sentimentos
Futuro
Memórias
Histórias.
Presente.
Passarinhos que voam de sua gaiola.
Vem pousar no ninho meu!...


Paula Mendes
14/06/19

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Sobre cabelos





Tenho “cabeça de pau de fósforo”. Cabelos avermelhados.
Encaracolados.
Resolvi deixar a raiz crescer mais, bem embranquecida, e cortar bem curtinho. Deixar crescer branco, ou grisalho, sei lá como estão meus cabelos, na realidade.
Mas voltei atrás na decisão. Não. Pintei de novo, agora acaju, e vou deixar crescer até fazer um chanel moderno e cacheado.
Há algum tempo, descolori os cabelos, na intenção de deixá-los crescer brancos, igualmente. Permaneci loira por certo período e voltei a pintá-los.
Está uma moda de deixar os cabelos grisalhos, largar a escravidão das tintas e salões de beleza. Retocar a raiz, pintar tudo de novo, a cada mês.
As outras mulheres da família, minha mãe e irmã, nunca tingiram os cabelos. Minha mãe é mais vaidosa, já minha irmã, sem vaidade alguma. Sempre foi assim.
Eu, segundo minha filha, sou meio perua e brega. Gosto de tudo combinadinho, os brincos com os anéis e a pulseira, o sapato, a bolsa.O batom.
Segundo a Rose, minha manicure, depiladora e amiga, não pintar os cabelos é “passar recibo”; deixar transparecer a idade.
Já minha ex-sogra, D. Célia, que nos dá sempre o prazer de sua companhia amorosa, sempre dizia que quando envelhecesse, não tingiria mais os cabelos. Mas permanece com os cabelos pintados, e certo mal-estar com relação a isso.
Na minha opinião, para deixar os cabelos grisalhos, na minha idade, teria que andar sempre de batom, com brincos chamativos, um corte moderno.  Assim diria também minha amiga Rita, que já não se encontra entre nós.
Tem gente que faz “luzes”, para disfarçar a brancura.
O certo é que os cabelos, como a vestimenta, falam muito sobre a personalidade da pessoa. Sem querer fazer pré-julgamentos, mas fazendo, "batendo o olho", você já tem aquela primeira impressão. Esta pessoa é assim, não assado; valoriza isso, e não aquilo.
Parece que sou mesmo “cabeça de pau de fósforo”. Vermelha. Apaixonada. Não uso marcas, não sigo modismos, mas mantenho os cabelos pintados, não consegui me conceber de outra forma. Não que não queira “passar recibo”.  É outra coisa. É como me vejo.
Ainda não me reconheço com os cabelos cacheados, que sempre foram lisos. Não me reconheço no espelho com “cara de corticoide”; ainda bem que o estão tirando. Busco me encontrar na minha essência, mas também na minha aparência. Ela fala muito de mim, de nós.
Sim, vou manter os cabelos vermelhos e apaixonados. Os caminhos entre árvores de flores vermelhas.
Quanto a você, busque-se também na sua essência. 
Os cabelos podem dar o que pensar. Pode parecer coisa tão superficial! Mas pense bem, não é. É você, é o que quer dizer ao mundo sobre si. É o que quer dizer a si mesma, diante do espelho.
Assuma-se, seja feliz. O mais importante é sermos autênticos.
A vida é curta.

Paula Mendes
10/06/2019

Viver Despenteada

 

 "Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida te despenteie, por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade.

O mundo é louco, definitivamente louco. o que é gostoso, engorda.  O que é lindo, custa caro. 

O sol que ilumina o teu rosto, enruga.

E o que é realmente bom dessa vida, despenteia.

– Fazer  amor, despenteia.
– Rir às gargalhadas, despenteia.
– Viajar,  voar, correr, entrar no mar… despenteia.
– Tirar a roupa, despenteia.
– Beijar a pessoa amada, despenteia.
– Brincar, despenteia.
– Cantar até ficar sem ar, despenteia.
– Dançar, até duvidar se foi boa idéia colocar aqueles saltos gigantes essa noite, deixa o seu cabelo irreconhecível.

Então, como sempre, cada vez que nos encontrarmos, eu vou estar com o cabelo bagunçado. mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida.

É a lei da vida: sempre vai estar mais despenteada aquela mulher que decidir ir no primeiro carrinho da montanha russa, do que aquela que decidir não subir.

Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável, toda arrumada por dentro e por fora.

O aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença: Arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça, coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria.  e eu talvez devesse seguir estas instruções, mas quando vão me dar a ordem de ser feliz?

Por acaso não se dão conta que para ficar bonita eu tenho que me sentir bonita?! A pessoa mais bonita que posso ser!

O que realmente importa é que ao me olhar no espelho, eu veja a mulher que devo ser.

Por isso, minha recomendação a todos:
Entregue-se, coma coisas gostosas, beije, abrace, dance, apaixone-se, relaxe, viaje, pule, durma tarde, acorde cedo, corra, voe, cante, arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável, admire a paisagem, aproveite… e acima de tudo, deixe a vida te despentear!!!!

O pior que pode acontecer é que, rindo em frente ao espelho, você precise se pentear de novo…"

 

(Autor desconhecido)

Todas as Cartas de Amor são Ridículas




Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas).
.
Fernando Pessoa (Álvaro de Campos)

Costurando a vida! – Fica-te tão bem o dia que trazes. Onde é que o arranjaste? – Fui eu que fiz. Já me aborreciam os dias sempre iguais, se...