segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Manoel de Barros





" Poesia...
é  quando a tarde está  competente para dálias... 
é  quando ao lado de um pardal o dia dorme antes..."

Poeta Manoel de Barros

sábado, 29 de agosto de 2020

Energia e Pensamento





"Nós somos energia, nossos pensamentos são energia. Como o rádio, sintonizamos a estação que queremos ouvir.

No que você acredita? 
Acredita que pode realizar aquele sonho que tanto almeja ou você o considera distante?

Acredita que a vida pode ser bem vivida ou que isso é para poucos?

O quanto você se considera responsável por onde está hoje, pelo que está vivendo?”
Qual foi sua resposta: 10, 30, 50%? Não se assuste mas é responsável 100% pelo que está vivendo hoje. Nós criamos nosso caminho e isso quando é entendido acende uma luz… Aí você deve estar perguntando onde esta luz está que você não vê. Está dentro de si, é uma força criadora e poderosa que, muitas vezes, procuramos fora de nós, esperando que o que almejamos venha de alguém ou de algo.

Basta avaliar se não está exatamente onde se colocou. Se os acontecimentos de sua vida não são aqueles que teme ou temia e os quais dá atenção tendo a certeza de que irá acontecer.

Muito se fala do pensamento positivo, mas pensar é apenas uma parte do movimento de realizar…
Precisamos pensar sim positivo, pois dessa forma conseguimos melhorar a energia de nossos sentimentos e sentindo positivamente passamos a acreditar no melhor e o que desejamos começa acontecer.
Somos cheios de medos, inseguranças, angústias e estes sentimentos acabam se conectando a uma realidade que se assemelha ao que você está vibrando e surgem acontecimentos que estão de acordo com isso que acredita.

Nós somos energia e consequentemente nossos pensamentos são energia. Como o rádio que sintonizamos a estação que queremos ouvir, nossos pensamentos ajustam-se à frequência daquilo que estamos vibrando, “sintonizando” esta frequência.
Mas quando você começa a cultivar uma fé indestrutível, acreditando que, como um ser que vive em um universo de infinitas possibilidades, você pode realizar maravilhas, estas maravilhas começam a se fazer presente em sua vida e aí, cai a ficha de como temos um poder tão grande em mãos e não sabemos utilizar a nosso favor.

Comece a partir de hoje a acreditar que a vida pode ser feliz, colorida, cheia de encanto e satisfação… Viva o sonho, mesmo não o enxergando com os olhos ainda.
Conseguindo acreditar no que os olhos não vêem, logo conseguirá vislumbrar o que seu coração deseja!!!
 Esteja sempre ciente de que, em relação as energias, nós somos, temos, trocamos, recebemos e emitimos, e o que determina a natureza boa ou má das energias que recebemos ou emitimos, está intimamente ligada ao nosso estado emocional e sentimental.

Portanto, procure manter-se com bons pensamentos e boas atitudes e você estará protegido e vitalizado.

Seja você um emissor de amor, paz, boas energias para seus semelhantes e para o mundo!"

Desconheço autoria
Contribuição de minha amiga Ana Lígia Mansan

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Café

 


Autoaceitação

 


Poder das asas

 


Gentileza consigo mesma

 


As boazinhas que me perdoem

 


"Qual o elogio que uma mulher adora receber? Bom, se você está com tempo, pode-se listar aqui uns 700: mulher adora que verbalizem seus atributos, sejam eles físicos ou morais. Diga que ela é uma mulher inteligente, e ela irá com a sua cara. Diga que ela tem um ótimo caráter e um corpo que é uma provocação, e ela decorará o seu número. Fale do seu olhar, da sua pele, do seu sorriso, da sua presença de espírito, da sua aura de mistério, de como ela tem classe: ela achará você muito observador e lhe dará uma cópia da chave de casa. Mas não pense que o jogo está ganho: manter o cargo vai depender da sua perspicácia para encontrar novas qualidades nessa mulher poderosa, absoluta. Diga que ela cozinha melhor que a sua mãe, que ela tem uma voz que faz você pensar obscenidades, que ela éum avião no mundo dos negócios. Fale sobre sua competência, seu senso de oportunidade, seu bom gosto musical. Agora quer ver o mundo cair? Diga que ela é muito boazinha. Descreva uma mulher boazinha. Voz fina, roupas pastéis, calçados rente ao chão. Aceita encomendas de doces, contribui para a igreja, cuida dos sobrinhos nos finais de semana. Disponível, serena, previsível, nunca foi vista negando um favor. Nunca teve um chilique. Nunca colocou os pés num show de rock. É queridinha. Pequeninha. Educadinha. Enfim, uma mulher boazinha. Fomos boazinhas por séculos. Engolíamos tudo e fingíamos não ver nada, ceguinhas. Vivíamos no nosso mundinho, rodeadas de panelinhas e nenezinhos. A vida feminina era esse frege: bordados, paredes brancas, crucifixo em cima da cama, tudo certinho. Passamos um tempão assim, comportadinhas, enquanto íamos alimentando um desejo incontrolável de virar a mesa. Quietinhas, mas inquietas. Até que chegou o dia em que deixamos de ser as coitadinhas. Ninguém mais fala em namoradinhas do Brasil: somos atrizes, estrelas, profissionais. Adolescentes não são mais brotinhos: são garotas da geração teen. Ser chamada de patricinha é ofensa mortal. Quem gosta de diminutivos, definha. Ser boazinha não tem nada a ver com ser generosa. Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo. As boazinhas não têm defeitos. Não têm atitude. Conformam-se com a coadjuvância. PH neutro. Ser chamada de boazinha, mesmo com a melhor das intenções, é o pior dos desaforos. Mulheres bacanas, complicadas, batalhadoras, persistentes, ciumentas, apressadas, é isso que somos hoje. Merecemos adjetivos velozes, produtivos, enigmáticos. As “inhas” não moram mais aqui. Foram para o espaço, sozinhas." Martha Medeiros MEDEIROS, M. Liberdade Crônica. Porto Alegre: L&PM, 2014.

Fazer sentido





"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. 
Eu não: quero uma verdade inventada."

Clarice Lispector

A mulher no espelho

 





segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Pessoas intuitivas




"Pessoas intuitivas não são frágeis, são sensíveis. Podem parecer fracas, mas na verdade guardam a força das almas antigas dentro de si. Seu apoio não está na força física, e sim em um emocional educado pelas diversas situações da vida. São almas que já viveram inúmeras existências, que foram a fundo em suas paixões, que caíram e se levantaram diante dos ensinamentos Universais. 
Elas choram mais que as outras, porque são sinceras com os seus sentimentos. Estão longe de serem descontroladas, apenas tem discernimento que as emoções quando oprimem precisam de um canal para sair. Elas sentem, e sentem demais. São como uma antena extremamente sensível que capta qualquer sinal ou ondulação no ambiente. Por isso se encantam com as coisas simples da vida, apreciam os aromas, as cores, a poesia que escreve os rumos da existência. Uma pessoa intuitiva é sempre alguém que enxerga além das camadas sólidas da matéria. Isso faz com que pressintam o que ainda não aconteceu ou saibam exatamente quais lugares devem ou não devem ir ou que tipo de energia as pessoas carregam. 
São pessoas que amam, tem uma forte conexão com a natureza, com os animais, os livros e todos os ensinamentos que a espiritualidade traz ao mundo. Comumente olham as estrelas e sorriem ao inconscientemente lembrarem de casa. Elas sabem que estão aqui, mas que são do alto! 
Então, nunca subestime a força de uma pessoa intuitiva. Ela conhece as almas boas e aquelas que ainda estão no caminho de encontrarem sua luz. Ela pode cair, mas sempre irá se levantar. Pois ela sempre aprenderá com cada erro, com cada experiência e fará disso sua maior força. Porque já aprendeu a desenvolver sua luz e sabe que ela é capaz de ofuscar aqueles que ainda não a entendem e iluminar aqueles que estão no despertar da consciência. 
Uma pessoa intuitiva é aquela que carrega nos passos e no olhar a força que vem da alma. E essa força, impulsiona toda a existência!"

Alexandro Gruber

Felicidade e autoconhecimento

 



sábado, 22 de agosto de 2020

O silêncio

 

Em que espelho ficou perdida a minha face?



“… Em que espelho ficou perdida a minha face… ” – Cecília Meireles

Quantas vezes fui elogiada, fotografada por olhares cheios de admiração? E no espelho desfilei caras e bocas...Com a beleza que aos poucos foi se modificando

“… Em que espelho ficou perdida a minha face… “

Às vezes acordo triste e nem sei o porquê dessa tristeza.

Uma angústia, um descontentamento, uma solidão interior…

Muitas vezes vem uma vontade de chorar, uma fragilidade que nada parece estar bom…

Nós ,que já passamos dos 40, 50, muitas vezes nos encontramos assim. O mundo inteiro caminha normalmente, tudo está bem e vem essa tristeza.

Quantas vezes eu me olhei no espelho e me curti, me achei linda e sai dona do mundo esbanjando mocidade e vendendo alegria?

Quantas vezes fui elogiada, fotografada por olhares cheios de admiração?

E no espelho desfilei caras e bocas…Com a beleza que aos poucos foi se modificando, foi mudando de fases, foi se perdendo e dando lugar a um outro tipo de mulher: a mulher madura, aquela que muitas vezes ouve como elogio: você está conservada.

Que triste elogio! Diga como vc está bonita, que linda você


está. ..soa melhor, engrandece a alma, que hoje já tem tantas cicatrizes.

Beleza está em todas as idades, conversem com seu espelho e descubra o seu ponto forte, ele pode estar no seu interior.

Onde ficou perdida minha face?Não sei, só sei que vou passar o meu batom vermelho, rímel e lápis nos olhos,

deixar meus cabelos ao vento, vestir meu vestido de festa e subir no salto, como sempre fiz e sair linda e maravilhosa curtindo os meus 70 e poucos anos.

Faça o mesmo você de 40,50, 60, 70, 80, 90…

E não se entristeça vivendo do passado e tendo medo de aproveitar a vida.

Se não usar mais salto, coloque uma rasteirinha ou se preferir fique descalça na areia da praia.

Você é linda em qualquer idade.


Fonte: Bem mais mulher

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Bênção de Nahuatl




"Liberto meus pais de sentir que eles não puderam me dar tudo em que acreditam terem falhado. Eu os amo e agradeço por terem sido o instrumento da vida para que eu esteja aqui hoje.

Eu liberto meus filhos da necessidade de ampliar meu ego, de querer satisfazer os desejos ou objetivos que eu não cumpri para mim ou de que eles se sintam obrigados a me orgulhar.
Peço-lhes que escrevam suas próprias histórias de acordo com suas vontades de experimentar e com o que alegra seus corações.

Eu liberto meu parceiro da obrigação de me completar. Estou completo (a). Nada me falta, tudo está dentro de mim e minha felicidade depende de mim. Aprendo e evoluo com cada um de meus relacionamentos e, se falhamos, também fui responsável por atrair essa situação.

Eu liberto meus irmãos de qualquer culpa que sentem por mim, ou de fazê-los acreditar que me machucaram, ou se em qualquer momento eu os ofendi, ignorei ou neguei. Em nenhum momento minha intenção foi de viver suas vidas, nem de impedir suas experiências ou fazê-los pensar que não poderiam fazer bem ou que eu pudesse fazer melhor do que eles. Eu os amo. Agora estou ciente de que estão fazendo o melhor que podem fazer e confio plenamente em suas habilidades e pontos fortes para descobrir a vida maravilhosa que sempre sonharam pra eles.

Para meus avós e antepassados ??que foram se encontrando para que eu, hoje, aqui respire a vida em seus nomes, liberto-os das falhas do passado e dos desejos que não cumpriram. Consciente de que tudo o que fizeram foi o melhor que puderam fazer para resolver cada uma das situações que enfrentavam, com os recursos que tiveram desde o nível de consciência que tinham naquele momento. Eu os honro com a minha vida, fazendo o melhor que posso para fazê-la feliz, digna e próspera. Eu os amo e reconheço todos e cada um deles. Sob seus olhares expresso minha gratidão e todo meu amor para que saibam que não escondo nem devo nada além de ser fiel a mim mesmo e a minha própria existência, dessa forma eu os honro. O que aprendi com todos me faz ser quem sou e me permite traçar o caminho da minha vida com sabedoria, consciente de que estou cumprindo meu projeto de vida, livre de lealdades familiares invisíveis e visíveis, livre de laços e crenças que possam perturbar minha Saúde e Alegria, minha Paz e Felicidade.

Eu renuncio ao papel de Salvador(a) e Redentor(a), de ser aquele(a) que une ou cumpre expectativas alheias. Aprendendo através e somente através do Amor/aceitação, permitindo a cada um Ser como quer e me permitindo Ser como realmente sou.

Eu abençoo a essência mais expandida do meu Ser que é Maravilhosa, Esplêndida e Notável (Eu Sou), que através da minha forma única de me expressar e mesmo que alguém não possa me entender, eu apenas me expresso como sou, porque só Eu vivi e experimentei minha própria história, porque eu conheço a mim mesmo, sei quem sou, o que sinto, o que faço e por que faço. Me aceito, me respeito, me aprovo e me responsabilizo apenas por mim, com amor/aceitação e compreensão.

Honro a Divindade em mim e em você. Agora somos livres para nos amar. Eu te amo/Eu te aceito em minha vida e experiência de vida."

Benção mexicana

PALAVRAS





“Da mesma boca procede bênção e maldição.” - (Tiago, 3:10.)

Nunca te arrependerás:

De haver ouvido cem frases, pronunciando simplesmente uma ou outra pequena observação.
De evitar o comentário alusivo ao mal, qualquer que seja.

De calar a explosão de cólera.
De preferir o silêncio nos instantes de irritação.

De renunciar aos palpites levianos nas menores controvérsias.
De não opinar em problemas que te não dizem respeito.

De esquivar-te a promessas que não poderias cumprir.
De meditar muitas horas sem abrir os lábios.

De apenas sorrir sempre que visitado pela desilusão ou pela amargura.
De fugir a reclamações de qualquer natureza.

De estimular o bem sob todos os prismas.
De pronunciar palavras de perdão e bondade.

De explanar sobre o otimismo, a fé e a esperança.
De exaltar a confiança no Céu.

De ensinar o que seja útil, verdadeiro e santificante.
De prestar informações que ajudem aos outros.

De exprimir bons pensamentos.
De formular apelos à fraternidade e à concórdia.

De demonstrar benevolência e compreensão.
De fortalecer o trabalho e a educação, a justiça e o dever, a paz e o bem, ainda mesmo com sacrifício do próprio coração.

Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las.
Da mesma boca procede bênção ou maldição para o caminho.

Chico Xavier - Emmanuel 
Livro Vinha de Luz.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A ponte sobre o rio Choluteca, por Prakash Iyer

"Prakash Iyer é um autor best-seller, palestrante motivacional e treinador de liderança. Prakash começou sua carreira com a Hindustan Unilever Limited e mais tarde tornou-se Diretor Geral da Kimberly-Clark Lever e antes disso o Diretor Geral e CEO da Infomedia India Limited.
--

Você já ouviu falar da ponte Choluteca? Eu também não, até não faz muito tempo. É uma ponte de 484 metros de comprimento sobre o rio Choluteca, em Honduras, na América Central. Uma região notória por tempestades e furacões.
Assim, quando decidiram construir uma nova ponte sobre o rio Choluteca em 1996, eles quiseram garantir que ela suportaria as condições climáticas extremas. Uma empresa japonesa foi contratada e eles construíram uma ponte sólida, projetada para resistir à poderosa força da natureza. A nova ponte de Choluteca — uma maravilha dos tempos modernos de projeto e engenharia — foi aberta ao público em 1998. E como as pessoas dirigiam de um lado para o outro, elas não podiam deixar de admirar a nova ponte. Era o orgulho e a alegria de Choluteca.
E em outubro daquele ano, o Furacão Mitch atingiu Honduras. Havia 1905 milímetros de chuva em quatro dias — o equivalente ao que eles recebem em seis meses. Houve devastação por toda parte. O rio Choluteca transbordou e inundou toda a região. 7.000 pessoas perderam suas vidas. Todas as pontes em Honduras foram destruídas. Todas, exceto uma. A nova ponte de Choluteca permaneceu intacta.
Mas houve um problema. Enquanto a ponte estava intacta, a estrada que a conduzia e a estrada que a deixava foram ambas varridas. Não deixando nenhum sinal de que havia uma vez uma estrada lá. E isso não é tudo. A inundação forçou o rio Choluteca a mudar de curso. Ele criou um novo canal, e o rio agora corria ao lado da ponte. Não abaixo, mas ao lado da ponte. Assim, embora a ponte fosse forte o suficiente para sobreviver ao furacão, tornou-se uma ponte sobre o nada. Uma ponte para o nada.
Isso aconteceu há 22 anos. Mas a lição da ponte de Choluteca é mais relevante para nós hoje do que nunca. O mundo está mudando de uma maneira que talvez nunca tenhamos imaginado. E a ponte de Choluteca é uma metáfora fantástica do que pode acontecer conosco — nossas carreiras, nossos negócios, nossas vidas — à medida que o mundo ao nosso redor se transforma. Adaptar-se à mudança ou sofrer as consequências de não o ter feito.
Ao olhar para sua carreira, pense novamente antes de fazer mais um curso que o torne ainda mais um especialista em sua área de atuação. Essa competência pode em breve se tornar redundante. Antes de gastar dinheiro ou reformar seu antigo escritório, faça uma pausa. Pensando em abrir mais filiais em cada recanto e canto do setor? Pense novamente. Os espaços físicos dos escritórios logo poderão ser coisa do passado.
Nosso desafio é que nos concentremos em criar a melhor solução para um determinado problema. Esquecemos que o problema em si pode mudar. Estamos todos concentrados em construir o produto ou serviço mais forte e mais sofisticado. Sem pensar na possibilidade de que a necessidade original possa desaparecer. De que mercado possa mudar. Concentramo-nos na ponte. E ignoramos a possibilidade de que o rio abaixo dela possa mudar de rumo. Pense nisso também. "Construído para durar" já foi um mantra popular. Mas “construído para se adaptar” poderia ser o novo caminho a seguir.
Talvez você queira acrescentar um quadro da Ponte Choluteca às paredes de seu escritório, para lembrá-lo de construir um negócio e uma carreira que possa se adaptar às mudanças. Caso contrário, você poderia ficar com uma ponte Choluteca: uma ponte magnífica, sobre nada e para lugar nenhum."

Fonte: BW Business World




domingo, 16 de agosto de 2020

Amor próprio

 

Cecília Meireles



"Caminho do campo verde,
estrada depois de estrada.
Cercas de flores, palmeiras,
serra azul, água calada.

Eu ando sozinha
no meio do vale.
Mas a tarde é minha.

Meus pés vão pisando a terra
que é a imagem da minha vida:
tão vazia, mas tão bela,
tão certa, mas tão perdida!

Eu ando sozinha
por cima de pedras.
Mas a flor é minha.

Os meus passos no caminho
são como os passos da lua:
vou chegando, vais fugindo
minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinha
por dentro de bosques.
Mas a fonte é minha.

De tanto olhar para longe,
não vejo o que passa perto.
Subo monte, desço monte,
meu peito é puro deserto.

Eu ando sozinha,
ao longo da noite.
Mas a estrela é minha."

Cecília Meireles

Cora Coralina - Envelhecer



Um repórter perguntou à poeta Cora Coralina o que é viver bem. Ela lhe disse:

"Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice.
E digo pra você, não pense.
Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo.
Eu não digo que estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco.
É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. 
O bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.
Eu não digo nunca que estou cansada.Nada de palavra negativa. 
Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica.
Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio!
Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha, não. Você acha que eu sou?
Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. 
Filha dessa abençoada terra de Goiás.
Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. 
Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. 
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. 
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.
Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
                                                Cora Coralina

Quantas vezes já amaste?



"Tu pensas que amas muitas vezes...
engano... 
puro engano... 
esse é um estranho milagre do coração humano... 
que custei a entender...
e que ainda não compreendes talvez...    
  __  Toda vez que se ama...
é a primeira vez..."

J. G. de Araújo Jorge

Amizade madura



"A amizade madura é bem diferente daquela que eu imaginava anos atrás.
Eu, na minha infantilidade, pensava que amizade era estar sempre próximo, falar com frequência, dividir todas as estações.
E que surpresa boa descobrir que não necessariamente é assim.
A amizade madura, por vezes, é justamente o oposto.
Ela é livre de cobranças, não tem o peso das obrigações da vida.
A amizade madura escuta "já te ligo, ocupadíssimo agora."
E a ligação é retomada nove dias depois.
A amizade madura mantém contato diário ou some por anos.
Ela pode estar no reencontro inesperado "cara que saudades, casei, tive filhos e você?"
A amizade madura sabe que há épocas na vida onde você dá, dá, dá, e outras onde você recebe, recebe, recebe.
Mas que no final das contas, na longa jornada, a balança se alinha.
Porque a amizade madura se entende. No consolo, na risada, na ausência, no abraço, no puxão de orelha.
Amizade madura é gostosa, fácil de levar.
A amizade madura está no "pô que sacanagem,* *por que você fez isso?"
E também no "desculpa, pisei na bola".
A amizade madura pode perdoar instantaneamente ou precisar de alguns anos para sarar.
A amizade madura mora na mensagem depois de tempos sem se falar "ei, sonhei com você, tá tudo bem?"
A amizade madura respeita as diferentes fases da vida.
Há amigos e amigas com filhos, amigos solteiros, amigos focados na carreira.
A amizade madura é aquela que revive recordações cada vez que se encontram:
"Lembra aquela vez quando a gente...............?"
E as risadas rolam soltas e viram lágrimas de riso.
A amizade madura pode ser reservada, mas pode atingir níveis
astronômicos de intimidade:
"Lembra quando fiquei sem grana até pra comprar pão?"
A amizade madura se entrelaça na sua história, se mistura com sua essência.
É especial porque é a mais livre dos arbítrios.
É escolher manter no coração alguém que se não fosse pela amizade, seria apenas mais um estranho destes que a gente vê no cruzamento.
Sim, a amizade madura é uma escolha, sem interesses, sem segundas intenções ou lenga lenga. 
É uma decisão nossa, íntima. 
E é isso que faz dela tão forte que nem o tempo, nem a distância, e nem as curvas da vida conseguem apagar."

Amor e Amizade




"Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade
ele me disse essa verdade...
O amor é mais sensível
a amizade mais segura,
o amor nos dás asas,
a amizade o chão.
No amor há mais carinho,
na amizade compreensão.
O amor é plantado 
e com carinho cultivado,
a amizade vem faceira 
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o amor é sincero,
e quando a amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo ou uma 
grande paixão,
ambos sentimentos coexistem,
dentro de seu coração."

Autoria desconhecida

sábado, 15 de agosto de 2020

Almas Perfumadas




Para Deborah Secchin, minha flor mais perfumosa!!!


"Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.
De sol quando acorda.
De flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça.
Lambuzando o queixo de sorvete.
Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro.
E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe 
que os anjos existem e que alguns são invisíveis.
Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo.
Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.
Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.
Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria.
Recebendo um buquê de carinhos.
Abraçando um filhote de urso panda.
Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa.
Do brinquedo que a gente não largava.
Do acalanto que o silêncio canta.
De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo.
Corre em outras veias.
Pulsa em outro lugar.
Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está conosco, juntinho ao nosso lado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Tem gente que nem percebe como tem a alma Perfumada!
E que esse perfume é um dom de Deus!"

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Oração



Que teu coração voe contente nas asas
da espiritualidade consciente,
para que você perceba a ternura invisível
tocando o centro do teu ser eterno.
Que teus pensamentos, teus amores, teu viver,
e tua passagem pela vida sejam sempre
abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Que esse amor seja o teu rumo secreto,
viajando eternamente dentro do teu ser.
Que esse amor transforme os teus dramas em luz,
tua tristeza em celebração,e teus passos cansados
em alegres passos de dança renovadora.
Que teu viver seja pleno de paz e luz!

Wagner Borges

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

“O que significa “No frigir dos ovos”?

 

Não é à toa que os estrangeiros acham nossa língua muito difícil.
Como a língua portuguesa é rica em expressões!
Veja o quanto o vocabulário “alimentar” está presente nas nossas metáforas do dia-a-dia. Aí vai.
Pergunta:
– Alguém sabe me explicar, num português claro e direto, sem figuras de linguagem, o que quer dizer a expressão “no frigir dos ovos”?
Resposta:
– Quando comecei, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar.
Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos. Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem idéias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa. E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo às favas. Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo.
Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher linguiça demais. Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos. Há quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote. Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha, são escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.
Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese… etc.). Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou. O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é
tudo farinha do mesmo saco. Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos,
literalmente. Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço. Aí, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha, não. O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco…A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas. Mas quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta a fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.
Se embananar, de vez em quando, é normal, o importante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. Puxe a brasa pra sua sardinha, que no frigir dos ovos a conversa chega na cozinha e fica de se comer rezando. Daí, com água na boca, é só saborear, porque o que não mata engorda.
Entendeu o que significa “no frigir dos ovos” ?”

 (desconheço a autoria)

sábado, 8 de agosto de 2020

Perder-se

 

Mulherar




"As mulheres costumam fazer muitas coisas juntas... 
Não é raro vê-las em pares ou em grupo no cinema...fazendo compras... viajando... olhando vitrines... andando no parque...indo a shows... a exposições... almoçando... e tudo isso sem parar de conversar (mulher fala, não?!)...

Romances... relacionamentos... rompimentos... perdas... filhos... profissão... roupas... menstruação... tpm... menopausa... exercícios... sexo etc... assunto é que não falta...
Uma grande amiga minha chama de “sair para mulherar" essas tantas atividades que fazemos juntas enquanto... ao mesmo tempo... vamos falando da vida...

As mulheres trocam confidências... expõem aquilo que vivem e seus conflitos... bordam e tricotam (literal e metaforicamente)...brigam... acompanham e cuidam umas das outras... numa troca recíproca e coletiva... 
Nas muitas atividades em companhia das amigas... aparentemente tão triviais... fios da subjetividade de cada uma de nós se entretecem e nos ajudam a virar mulher... a ser mãe... a ser amiga... a casar...a ter filhos... a descasar... a trabalhar... a enfrentar a saída dos filhos de casa... a voltar a namorar... a passar pela menopausa... a envelhecer...a fazer os lutos e tantas outras coisas...
A vida seria muito mais dura se não fossem pelas irmãs-amigas... amigas- irmãs... com as quais podemos falar e elaborar tanto as dores como as delícias que vamos experimentando ao longo da estrada..."

*"Mulherar” ajuda a fabricar tecido psíquico... um tecido que vai sendo bordado coletivamente... criando novos desenhos e novas formas de pensar e dar sentido às nossas vivências e à nossa história.”*

(Parte do Texto  da psicanalista Helena Albuquerque, mestre da USP)

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Azaléia



"Tarde cinza 
toda azaléia 
arde em rosa." 

Alice Ruiz

REFLEXÃO DO DIA 03.08.20





Se existe alguém que se preocupa com o que fazemos; alguém para chamarmos nos bons ou maus momentos; alguém que nos entende e nos diz a verdade a qualquer custo.

Se existe alguém que nos transmite força quando tudo dá errado; alguém que nos vê com os olhos do coração; alguém que confia, compreende, é leal,  e que nos confia segredos e cumplicidades.

Se existe alguém que conosco divide seus sonhos, pensamentos e medos; alguém que conhece nosso sorriso e nosso olhar; alguém que compartilha, sem interesse e que faz doações sem trocas.

Se existe alguém assim em nossa vida, temos então um tesouro de valor inestimável, um raro, um verdadeiro amigo, e assim, uma imperdível amizade. Porque, o verdadeiro amigo é uma parte de nós que não está em nós, é alguém que nos conhece e mesmo assim é capaz de nos amar.

Esse alguém é soma de amor, multiplicação de carinho e divisão de respeito; é alguém que subtrai os nossos defeitos, que compreende os nossos malfeitos, nunca dizendo com cinismo "bem feito", pois só nos enxerga o lado perfeito.

Melhor que "termos" um amigo assim, é "sermos" um amigo assim, pois, a lei do retorno será, por certo, duplamente gratificante.

Pensemos sobre isso, nesta segunda-feira, iniciando bem a semana tendo em mente que, "amigo é aquele que se preocupa com os nossos problemas e nunca se incomoda com o nosso sucesso, ao contrário, conosco vibra".

Paim

Saudade de não sei quê



"Sinto saudade das coisas que vivi e das quais deixei passar ... 
quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que... 
não sei onde... 
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi..."

Clarice Lispector

domingo, 2 de agosto de 2020

Sobre a velhice




Existem cinco coisas antigas que são boas:
• Esposas idosas.
• Os velhos amigos para conversar.
• A velha lenha para aquecer.
• Velhos vinhos para beber.
• Os livros antigos para ler.
*Émile A. Faguet*

O segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto honrado com a solidão
*Gabriel Garcia Marques*

Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto escala, as forças diminuem, mas o olhar é mais livre, a visão mais ampla e mais serena.
*Ingmar Bergman*

Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto; os próximos trinta, o comentário.
*Arthur Schopenhauer*

Os velhos desconfiam dos jovens porque já foram jovens.
*William Shakespeare*

Quando me dizem que estou velho demais para fazer alguma coisa, tento fazer mais rápido.
*Pablo Picasso*

A arte do envelhecimento é a arte de preservar alguma esperança.
*André Maurois*

As rugas do espírito nos fazem mais velhos que os do rosto.
*Michel Eugene de le Montaigne*

O jovem conhece as regras, mas o velho conhece as exceções. 
*Oliver Wendell Holmes*

Na juventude aprendemos, na velhice entendemos. 
*Marie von Ebner Eschenbach*

A maturidade do homem é ter recuperado a serenidade com a qual brincávamos quando éramos crianças.
*Frederich Nietzsche*

O velho não pode fazer o que um jovem faz; mas faz melhor. 
*Cícero*

Leva dois anos para aprender a falar e sessenta para aprender a calar a boca. 
*Ernest Hemingway*

As árvores mais antigas dão os frutos mais doces.  *Provérbio alemão*

A velhice tira o que herdamos e nos dá o que merecemos. 
*Gerald Brenan*

Um homem não é velho até que comece a reclamar em vez de sonhar.
*John Barrymore*

Velho é aquele que considera que sua tarefa está cumprida. Aquele que se levanta sem metas e se deita sem esperança.
*Autor desconhecido*

Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!




"Lembro-me bem. Foi quando julho se foi, que um vento mais gelado, mais destemperado, que arrastava ainda folhas deixadas pelo outono, me disse algumas verdades. Convenceu-me de que o céu começaria a apresentar metamorfoses avermelhadas. Que a poeira levantada por ele daria lições de que as coisas nem sempre ficam no mesmo lugar e que é preciso aceitar que a poeira só assenta depois que os redemoinhos se vão.
 
Foi quando julho se foi que a minha solidão me convidou para uma conversa. E me contou de tempo de esperas. E me disse que o barulho das árvores tinha algo a dizer sobre aceitação. E eu fiquei pensando como elas, as árvores, aceitam as estações que, se as estremecem, também lhes florescem os galhos. Mas tudo a seu tempo. Foi em agosto que descobri que os cachorros loucos são, na verdade, os uivos que não lançamos ao vento. São nossos estremecimentos particulares que a nossa rigidez de certezas não nos permite encarar.
 
O mês de agosto tem muito a ensinar. Porque agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem. Aguardam seu tempo de brotar. Agosto é guardador da boa-nova, preparador de flores. Agosto é quando Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações.
 
Mude, diz agosto, em seu recado de sementes. Aceite, diz agosto, com seu jeito frio de vento que levanta poeira e a faz avermelhar o céu. Compartilhe, diz agosto. Agasalhos, sopas quentinhas, cafés com chocolate, abraços mais apertados – eles também aquecem a alma e aninham o corpo. Distribua mais afetos, que inverno é acolhimento, é tempo de preparar setembro. E, de setembro, todos sabemos o que esperar. Esperamos a arrebentação das cores, que com seus mais variados nomes vêm em forma de flores.
 
Vamos apreciar agosto, recebê-lo com o espanto feliz de quem não desafia ventos. Que ele desarrume e espalhe suas folhas e levante suas poeiras.
 
Aceite as esperas, mas coloque floreiras na janela.
 
Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!"

Miryan Lucy de Rezende

Costurando a vida! – Fica-te tão bem o dia que trazes. Onde é que o arranjaste? – Fui eu que fiz. Já me aborreciam os dias sempre iguais, se...